Mesmo depois de um mês do início da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave continuam a aumentar no país, principalmente as infecções pelo vírus da influenza e sincicial respiratório. Os dados estão na última edição do Boletim InfoGripe, elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz, com informações do período entre 21 e 27 de abril.
A análise destaca que a ampliação da circulação do vírus sincicial respiratório tem gerado aumento expressivo da incidência e mortalidade nas crianças pequenas, superando aquelas associadas à covid-19 nessa faixa etária.
Entre os idosos, o número de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave continua mais elevado, com predomínio da covid-19.
Diante deste quadro epidemiológico, em que o número de internações também subiu, o pesquisador da Fiocruz e coordenador do Boletim InfoGripe, Marcelo Gomes, enfatiza que a vacinação é fundamental.
O pesquisador também reforça a importância do uso de máscaras para quem apresenta sintomas de resfriado.
A vacinação contra a influenza começou no dia 25 de março para grupos prioritários e, a partir de 1º de maio, o Ministério da Saúde estendeu para todos os brasileiros a partir dos seis meses de idade.
Via Agência Brasil Por Cristiane Ribeiro