A prévia da inflação de abril ficou em 0,21%, abaixo da taxa de março, quando alcançou 0,36%. É o que aponta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA-15, divulgado nesta sexta-feira (26) pelo IBGE.
Nos últimos 12 meses, a variação do índice chega a 3,77%, também abaixo dos 4,14% observados em igual período imediatamente anteriores.
Em abril de 2023, o IPCA-15 ficou em 0,57%.
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo Instituto, apenas Transportes registrou queda em abril, de 0,49%. O maior impacto foi nos preços de Alimentação e bebidas, com alta de 0,61%.
O grupo saúde e cuidados pessoais teve variação de 0,10 ponto percentual e alta de 0,78%. A maior contribuição nesse aumento veio dos produtos farmacêuticos, depois do reajuste nos preços dos medicamentos, a partir do fim de março. Além disso, o item plano de saúde segue incorporando as frações mensais das correções dos contratos para o ciclo de 2023 a 2024.
No grupo Transportes, a queda refletiu a redução dos valores de passagem aérea, gás veicular, óleo diesel e gasolina.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários-mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia.