O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emergiu vitorioso nas primárias do Partido Republicano em New Hampshire nesta terça-feira (23/01), de acordo com projeções da imprensa americana. A conquista representou uma nova derrota para a ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora americana na ONU, Nikki Haley.
O resultado alimenta especulações sobre uma potencial revanche eleitoral entre Trump e o atual presidente Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro, ecoando a acirrada disputa pela Casa Branca em 2020.
Com mais de 91% dos votos apurados, Trump liderava a contagem com 54,6%, enquanto Haley somava 43,2%. Apesar da derrota, a pré-candidata expressou satisfação com o resultado, que se revelou mais acirrado do que indicavam as pesquisas.
As primárias de New Hampshire alocam apenas 22 delegados dos 2.429 que participarão da Convenção Nacional Republicana, onde a nomeação do candidato conservador à presidência será decidida. Nesta terça-feira, Trump assegurou o apoio de 11 delegados, enquanto Haley conquistou 8.
Esta segunda fase da corrida pela nomeação republicana sucedeu a prévia de Iowa na semana anterior, também vencida por Trump. Historicamente, nenhum republicano que triunfou nas primárias de Iowa e New Hampshire deixou de garantir a indicação do partido para concorrer à Presidência.
A próxima etapa da disputa ocorrerá em Nevada, onde Trump é considerado favorito para alcançar sua terceira vitória consecutiva. Posteriormente, as atenções se voltarão para as primárias na Carolina do Sul, o estado de Haley, onde as pesquisas indicam uma vantagem de cerca de 30 pontos percentuais a favor do ex-presidente.
Foto: Alan Santos/PR